1. Pedagogia do Cotidiano na (e da) Educação Infantil
Descrição: Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.
2. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil
Descrição: Material organizado por Maria da Graça Souza Horn e Paulo Sérgio Fochi para o VI Simpósio do curso de formação de docentes – Normal em Nível Médio, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no ano de 2012. Esse material aborda, de forma sucinta e ilustrativa temáticas relevantes para a organização do trabalho pedagógico no cotidiano da Educação Infantil, tais como: infâncias e crianças; a estrutura das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (Parecer 20/2009); as rotinas na Educação Infantil a partir da organização do tempo, espaço, concepções pedagógicas, organização do professor , organização das crianças, conceito de escola e de autonomia; e o trabalho pedagógico por projetos.
Link: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/otp_educacao_infantil.pdf
3. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares
Descrição: Esse documento foi produzido pelo MEC em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É dirigido ao professor que trabalha com a formação e a educação de crianças de 0 a 6 anos, com ênfase no 0 a 3 anos. Tem como objetivo central problematizar, inspirar e aperfeiçoar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil. O documento procurou explicitar uma concepção de educação para as crianças pequenas. Quais são as funções específicas de uma escola que atende bebês e crianças bem pequenas? Quais as estratégias consideradas adequadas ao trabalho pedagógico com crianças pequenas? Que possibilidades de conhecimento podem ser propiciadas para as crianças? Quais as relações de aproximação e de diferenciação dos papéis da escola e da família? As características da faixa etária das crianças exigem conceber um outro tipo de estabelecimento educacional e revisar alguns conceitos naturalizados em nossa sociedade sobre escola, infância, conhecimento e currículo.
Maria Carmen Silveira Barbosa (consultora)
fonte: http://portal.mec.gov.br/
Link: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf